Por:

By: Gabriela García Fernández

Língua Portuguesa: Eu me chamo peixe-boi...

Novedades! a partir deste post teremos alem de artigos em espanhol alguns posts em português, pois o número de alunos esta aumentando e as minhas pesquisas por material interessante também! 
Vejam a materia que escolhí para esclarecer uma de tantas duvidas, espero que curtam a leitura tanto quanto eu!



"Duas dúvidas gramaticais deixaram nossos alunos aflitos nos últimos dias: o uso adequado do verbo pronominal "chamar-se" e uma curiosidade sobre o peixe-boi - no caso, o seu feminino. Abaixo, procuro elucidar a celeuma, sugerida no título do presente artigo: "Eu me chamo peixe-boi"...

1.      Indique a forma correta:

 "Como você se chama?" ou "Como você chama?": se o intuito é descobrir o nome de outrem, a dúvida é de fácil solução. "Como você se chama?" - esta é a forma adequada para se indagar acerca do nome de cada um. É preciso utilizar o verbo na forma pronominal, impondo-se o uso do "se" na pergunta e do "me" na resposta. (...)"

Leia a materia completa de Eduardo de Moraes Sabbag


Na mesma materia e página poderam saber sobre qual o feminino do peixe-boi, imperdivel!

http://www.espacoarter.com.br/category/artistas/




No hay comentarios:

Publicar un comentario